No quarto episódio do podcast Fogueira do Marketing, apresentado na Veza TV em 04 de abril, Camila Silveira e Flávia Miranda entrevistaram Daniel Santa Cruz, sócio-fundador da empresa Santo Caos.
De acordo com ele, a Santo Caos é uma consultoria de estratégias humanas organizacionais, que está na ativa há mais de dez anos e já atendeu cerca de 150 clientes, em sua maioria, grandes empresas.
As três principais frentes em que a Santo Caos atua são comunicação interna, cultura e clima organizacional e diversidade, equidade e inclusão.
“Hoje, os nossos projetos são bem personalizados, atuamos na parte de consultoria, na de diagnósticos internos, treinamentos para lideranças, campanhas, sensibilizações, jogos, tudo o que você puder imaginar, voltado para o nosso propósito, que é fazer do ambiente de trabalho um lugar de mais felicidade, pertencimento e realização”.
Revela ainda que ele e os seus sócios começaram a investir em marketing de conteúdo para atrair mais clientes para a consultoria e impulsionar seu crescimento.
“Entendemos que estruturar uma área de marketing, começar a atrair pessoas para o nosso negócio, era necessário. Precisávamos produzir conteúdo para as pessoas entenderem o que fazemos, educar o mercado, porque nossa atividade não é tão simples de explicar”, comenta.
Sobre os canais utilizados hoje, Daniel revela que estão muito focados em LinkedIn, pois seu público é corporativo, composto por RHs de empresas. “Atuamos também no Instagram e tem muito conteúdo em nosso blog e muito material gratuito que fomos produzindo — pesquisas, estudos e e-books.”
Sobre as pesquisas, ele frisa que a Santo Caos começou a produzir estudos autorais porque consultoria precisa mostrar conhecimento para o mercado.
“Primeiro lançamos o ‘Demitindo preconceitos’ sobre a questão das pessoas LGBTQIA+ nas empresas. Depois, lançamos estudos sobre pessoas com deficiência. Lançamos sobre outros temas também, como o ‘migué’ no ambiente de trabalho, porque acontece, como ocorre, quanto custa”, explica.
Ele frisa que esses estudos geravam a oportunidade para a Santo Caos aparecer em mídias espontâneas e para os sócios palestrarem em associações. “Inicialmente, usávamos assessoria de imprensa e tínhamos bons resultados. Chegamos a sair em matéria de capa na Folha de São Paulo, no site da Exame, na Época. Saímos também em uma matéria da Globo”, acrescenta.
Segundo explica, após a pandemia de covid-19, a Santo Caos reduziu um pouco seu trabalho com pesquisas.
“Continuamos produzindo nossos materiais, mas mudamos a forma como fazemos pesquisa, antes íamos para a rua, rodávamos pesquisa com duas mil pessoas, entrevistávamos muita gente. Mas temos uma base com 30 mil respondentes, e conseguimos ir trabalhando esses dados para gerar conteúdo relevante para as empresas tomarem decisões”.
Questionado sobre as vantagens de terceirizar conteúdo, ele observou que são as mesmas de terceirizar qualquer atividade, já que muitas vezes, o custo é parecido ou até menor, além de ser possível contar com o apoio de uma empresa especializada naquele tipo de serviço.
“Não é simples você montar uma equipe interna para atender determinada demanda que nem sempre é a especialidade da organização. Saber como funciona o mecanismo de busca do Google é algo muito específico, e, às vezes, não temos como construir esse conhecimento interno”, diz.
Neste texto, apresentamos um resumo da entrevista de Daniel Santa Cruz, da consultoria Santo Caos, ao podcast Fogueira do Marketing. Se você deseja conferir esse conteúdo na íntegra, acesse o nosso canal no YouTube:
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