Roteiro de vídeo institucional: passo a passo para fazê-lo

O roteiro de vídeo institucional é uma descrição detalhada das cenas — incluindo imagens, falas, trilha sonora, lettering, entre outros elementos — que vão compor um material audiovisual de uma empresa ou instituição.

Quando as empresas precisam de um vídeo institucional, a primeira coisa que vem à cabeça é encontrar uma boa produtora de vídeo, não é? Mas além da produtora, para que o projeto seja bem-sucedido, há outro elemento fundamental: o roteiro de vídeo institucional. Afinal, não basta a forma, o conteúdo deve ser bem trabalhado e estruturado.

Descubra neste artigo o passo a passo para criar um roteiro de vídeo institucional perfeito para a sua empresa e veja como desenvolver um material audiovisual sobre o seu negócio de alto impacto. Acompanhe!

 

 

QUAL É A IMPORTÂNCIA DE UM ROTEIRO PARA UM VÍDEO INSTITUCIONAL?

Antes do “luz, câmera e ação!”, há uma etapa primordial para a produção de um vídeo institucional: a produção do roteiro.

 

É comum que as pessoas imaginem que o roteiro é algo restrito ao universo audiovisual de entretenimento, como os filmes de Hollywood e as séries do Netflix, mas isso não é verdade: o roteiro é peça-chave para a produção de vídeos corporativos também. Como o alicerce de uma casa, o roteiro é a base para a criação de um vídeo.

 

A única diferença entre o roteiro de um filme de entretenimento e um vídeo institucional é o tema retratado, mas a técnica e a lógica de construção são as mesmas. É o roteiro de vídeo institucional que guia toda a produção e determina os parâmetros que serão seguidos para contar a história: se será feito com animação ou atores, se as imagens utilizadas serão captadas ou de banco de imagem, se haverá locução ou lettering (a informação textual que aparece no vídeo), qual a trilha sonora ideal para envolver o espectador, entre outras decisões que precisam ser tomadas, a depender de cada proposta e necessidade.

 

 

PASSO A PASSO PARA A CRIAÇÃO DO ROTEIRO DE VÍDEO INSTITUCIONAL

 

  1. Levantar os objetivos e o público-alvo

O primeiro passo para criar um roteiro de vídeo institucional é comum a maioria dos projetos de comunicação e marketing: entender qual é o objetivo do vídeo, qual deve ser a sua mensagem e a quem ela visa atingir.

 

Esse é o momento de definir quais ideias serão transmitidas e como comunicá-las para o público específico. Para cada público-alvo, existe uma linguagem que funciona de maneira mais eficaz.

 

Por exemplo, um vídeo institucional direcionado aos clientes é muito diferente de um vídeo produzido para os colaboradores, ou ainda, se seu público é, em grande parte, composto de advogados, o jargão utilizado deverá ser diferente do que poderia ser usado para professores de educação física.

 

Sem um objetivo claro não há público-alvo e vice-versa. E sem esses parâmetros definidos, é quase impossível que a mensagem do seu vídeo institucional seja transmitida.


  1. Montar o briefing

Com os objetivos e público-alvo claros, vem uma etapa fundamental para o desenvolvimento de um bom roteiro para o vídeo institucional de sua empresa: o briefing.

Pessoas em uma mesa propõem ideias para a criação de um roteiro de vídeo institucional (Imagem: Freepik)

Reunir pessoas de sua empresa e discutir ideias para a criação do roteiro do vídeo institucional é uma excelente iniciativa para enriquecer o material (Imagem: Freepik).

 

Mais ou menos como uma “bula”, o briefing é uma compilação de informações e ideias relevantes para a criação do roteiro, e inclusive já ajuda a definir alguns pontos, tais como:


  • O vídeo será feito com animação?
  • O vídeo contará com captação de imagens?
  • Serão utilizadas fotos e vídeos de bancos de imagens?
  • Haverá locução off (narração)?
  • Haverá atores?
  • O vídeo usará uma trilha sonora exclusiva ou gratuita, preexistente?


  1. Escrever um primeiro esboço

Este é o momento de colocar a mão na massa e passar todas as ideias para o papel. Para estimular o processo criativo, é recomendado primeiro fazer um esboço, sem se preocupar com o resultado, para só depois ir lapidando o conteúdo do roteiro de vídeo institucional.

 

Uma primeira escrita, sem tanta crítica ou edição, pode tornar o processo mais fluído e produtivo.

 

  1. Colocar no formato de roteiro

Existem diversos modelos de roteiro e cada profissional costuma escolher aquele ao qual se adapta melhor. Aqui na Zéfini! Conteúdos, por exemplo, usamos um formato que conta basicamente com três colunas: a primeira determina a numeração da cena, a segunda descreve a imagem, incluindo letterings, e a terceira descreve o áudio.

Trecho de um roteiro de vídeo institucional

A estrutura de um roteiro de vídeo é chamada de espelhos e existem diversos modelos do material.

 

É um formato bem simples, que torna a leitura e o entendimento do roteiro mais fáceis.

 

Mas existem outros formatos e não há certo ou errado. O importante é que, independentemente do formato que você escolher, todas as informações do briefing e as ideias do esboço possam ser transpostas para o roteiro de vídeo institucional.

 

  1. Não esquecer marcações, como de trilha e letterings

O roteiro de vídeo institucional deve descrever absolutamente todas as informações que serão visualizadas e ouvidas no vídeo, cena a cena: as imagens, as falas e também letterings e trilhas sonoras.

 

Os letterings são elementos textuais, mas vão além de simples legendas: eles podem ser palavras ou frases que ganham destaque dentro de um vídeo, dando ênfase, chamando a atenção.

 

Atualmente, inclusive, muitos vídeos são feitos apenas com letterings, ou com letterings e trilha sonora, sem uma voz de apoio. São efeitos que enriquecem os vídeos. Por isso, caso caiba no conceito do roteiro de vídeo institucional, vale investir no recurso.

 

Já a trilha sonora é toda a parte de som, além da voz. São “as músicas” que preenchem os vídeos, capazes de transformar uma produção, ou mesmo efeitos sonoros que também podem fazer a diferença: o som de uma buzina, de um sino ou qualquer outro tipo de sonoridade que, incorporada ao vídeo, faça-o crescer e ajude a contar a história.

 

 

ROTEIRO DE VÍDEO INSTITUCIONAL: QUERO CONTRATAR!


Seguindo esses passos, você já pode experimentar e criar o roteiro de vídeo institucional para sua empresa. Mas você também pode contar com a ajuda de um especialista!

 

Muitas pessoas não sabem e acabam se arriscando por conta própria, mas existem profissionais especializados na criação de roteiros de vídeos institucionais. Em sua maioria, são pessoas vindas do mercado audiovisual e publicitário, que se dedicam a escrever histórias de empresas que possam ser contadas por meio de som e vídeo e exibidas nas telas.

Se você precisa produzir o roteiro do vídeo institucional da sua empresa, entre em contato com a Zéfini! Conteúdos pelo telefone +55 (11) 3426-9654 ou pelo e-mail ‹[email protected]›.



VEJA TAMBÉM NO BLOG DA ZÉFINI:

Roteirista de vídeo institucional: o que é e como contratar

Roteiro para mestre de cerimônias: o que é e como fazê-lo?

Por que as empresas deveriam treinar os seus colaboradores por meio de vídeos?

Categoria: Blog da Zéfini!
  • (11) 3426-9654
  • [email protected]
  • Rua Galeno de Almeida, 188 - Pinheiros, São Paulo, SP