Por que as empresas deveriam treinar os seus colaboradores por meio de vídeos?

O treinamento de pessoas é fundamental para o pleno funcionamento das empresas. Mesmo que os colaboradores estejam completamente habilitados a exercer suas funções, os treinamentos podem ajudá-los a imergir na cultura da empresa, a realizar as atividades de acordo com os processos estabelecidos pela companhia, a conhecer as condutas esperadas dentro de seu ambiente de trabalho, entre outros pontos importantes para a existência do negócio.

 

Atualmente, há no mercado de treinamentos e recursos humanos inúmeras ferramentas utilizadas para a capacitação de pessoas, desde instrumentos convencionais, como apostilas e manuais, até mecanismos mais dinâmicos e interativos, como jogos, aplicativos e vídeos.

 

Neste artigo, vamos falar especificamente sobre os vídeos, listando as principais vantagens de utilizar o recurso audiovisual para capacitar colaboradores e equipes.

 

Uniformidade

Algumas empresas possuem várias unidades, e diversas equipes espalhadas em diferentes cidades, estado e, até mesmo, em diferentes países. Para se difundir uma mensagem com homogeneidade, é preciso fazer uso de um recurso que permita que a mesma informação seja multiplicada e ouvida por todos. Nem todas as ferramentas de treinamento são capazes disso, mas o vídeo contempla integralmente esse quesito.

 

Imagine que um treinamento será ministrado por duas pessoas diferentes. Por mais que o conteúdo seja o mesmo, cada indivíduo possui suas particularidades, sua maneira de se expressar e de enxergar as situações; logo, as informações transmitidas em um treinamento sofrem muito mais alterações quando passadas por pessoas, ao invés de um vídeo, por exemplo.

 

Mensagem direta e interativa

Os abundantes estímulos tecnológicos e a rápida circulação das informações às quais estamos expostos têm reduzido nossa capacidade de atenção. Para a maioria das pessoas passar por um treinamento no qual se fica sentado, ouvindo a fala de alguém por algumas horas pode ser bastante entediante e ineficiente. Por isso, o vídeo é uma excelente alternativa, já que se trata de uma linguagem direta e, normalmente, mais atrativa e envolvente.

 

Economia

Colaboradores entram e saem das empresas a todo momento. Além disso, mesmo que estejam trabalhando há um longo tempo em uma mesma companhia, precisam ser constantemente reciclados, pois tudo é muito dinâmico dentro de uma instituição. Porém, os custos para se contratar treinadores periodicamente ou até mesmo alterar a rotina de um colaborador para participar de um treinamento podem ser altos. O benefício econômico do vídeo é que essa ferramenta demandará um investimento único e terá uma vida útil longa, podendo ser aplicado diversas vezes, durante um considerável período de tempo.

 

Gostou do nosso artigo? Então fique de olho nas dicas de nosso blog.

 

A criação de roteiros para vídeos de treinamento, institucionais, motivacionais e que versam sobre qualquer assunto relevante para o universo empresarial é uma das principais especialidades da Zéfini! Conteúdos. Entre em contato conosco pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 3426–9654 e saiba como podemos ajudá-lo a criar vídeos para a sua empresa.

 

*Imagem: Freepik

Categoria: Blog da Zéfini!
  • (11) 3426-9654
  • [email protected]
  • Rua Galeno de Almeida, 188 - Pinheiros, São Paulo, SP