03 dicas essenciais para acertar na produção do vídeo institucional da sua empresa

Com o boom da internet e a vertiginosa multiplicação dos vídeos no ambiente digital, as produções audiovisuais tornaram-se uma ferramenta de comunicação e marketing fundamental para empresas de todos os portes e segmentos. Outro fenômeno contemporâneo, que também contribui para a difusão do recurso, é a popularização dos dispositivos móveis, favorecendo o consumo de vídeos em detrimento de materiais escritos.

 

Assim, levantamos três dicas essenciais para garantir que o vídeo institucional de sua empresa tenha qualidade e atinja os resultados esperados.

 

 

1. Faça o vídeo de sua empresa com o apoio de uma produtora de vídeo.

Com as tecnologias cada vez mais acessíveis, bastando o clique de um smartphone para gravar vídeos com relativa qualidade de imagem, a tentação de produzir o vídeo institucional da empresa de maneira autônoma é bem grande. Mas, neste caso, acredite na sabedoria popular: o barato sai caro. Lembre-se de quando você assistiu a um vídeo perceptivelmente amador. Qual foi a impressão: de tratar-se de empresa credível ou de reputação duvidosa? Por isso, para assegurar que a essência de sua marca seja transmitida e a boa imagem de sua empresa seja preservada, é tão importante a contratação de uma produtora de vídeo para a realização de ações como esta. Nela, você encontrará especialistas da área, profissionais de cinema, teatro, publicidade e comunicação, que poderão desenvolver com sólidos conhecimentos, experiência e criatividade os projetos audiovisuais de sua empresa.

 

Ao contrário do que muitos pensam, é possível encontrar no mercado excelentes produtoras de vídeo, que desenvolvem trabalhos excepcionais, com valores bastante acessíveis.

 

 

2. Dê atenção especial ao roteiro, primeira e fundamental etapa da criação de um vídeo.

Imagine construir uma suntuosa casa, mas sem fundação. Isso não seria possível e, caso acontecesse, certamente ela desmoronaria em pouco tempo. Digamos então que o roteiro é a fundação do vídeo. Por isso, desenvolvê-lo com o apoio de um especialista é imprescindível. O profissional que cria roteiros de vídeo institucional é o roteirista e, normalmente, acumula conhecimentos em áreas como cinema, teatro e publicidade. O trabalho do roteirista consiste em realizar um detalhado estudo sobre a empresa e, a partir das informações coletadas, que visam apresentar a essência da marca, criar um script no qual todas as cenas do filme são descritas. Ou seja, o roteiro nada mais é do que o vídeo traduzindo em palavras.

 

Roteirista de vídeo institucional não é um profissional muito comum no mercado. Por isso, a própria produtora de vídeo pode realizar esta contratação. (Você também pode entrar em contato com a Zéfini! Conteúdos, pois criação de roteiro de vídeo institucional é uma de nossas especialidades).

 

 

3. Via de regra, um vídeo institucional não deve ultrapassar 05 minutos.

Geralmente, cinco minutos é o tempo limite de atenção do telespectador. Ao exceder este tempo, o vídeo torna-se cansativo e o público pode perder informações relevantes sobre a sua empresa. Entre dois e três minutos é o tempo ideal para transmitir uma mensagem, com a atenção plena da audiência.

 

 

Quer compartilhar mais alguma dica sobre vídeos institucionais, roteiros e outras ferramentas audiovisuais que contribuem para a comunicação e marketing das empresas? Escreva um comentário para nós ou envie uma mensagem pelo e-mail [email protected]

 

*Imagem: Pexels

Categoria: Blog da Zéfini!
  • (11) 3426-9654
  • [email protected]
  • Rua Galeno de Almeida, 188 - Pinheiros, São Paulo, SP