Os três pilares de uma boa apresentação comercial

Uma apresentação comercial é uma ferramenta estratégica, que possibilita prospectar novos clientes, demonstrando as funcionalidades e benefícios de seus produtos e serviços.

Para atingir esse objetivo, o material apresentado deve ser personalizado e envolvente e mostrar que sua empresa é capaz de solucionar as dores do seu público. Leia nosso texto e saiba mais.

Sabemos o quanto conquistar novos clientes é importante para qualquer empresa. Por isso, o trabalho de prospecção é vital para negócios de todos os portes e segmentos.

Para agendarmos a tão sonhada reunião de apresentação, temos que vencer grandes barreiras e, quando surge a oportunidade de nos encontrarmos com o potencial cliente, devemos estar bem preparados, pois essa chance pode ser única.

Então, partimos para a reunião. Escolhemos a roupa adequada para vestir, apanhamos nossos cartões de visita e chegamos ao compromisso com trinta minutos de antecedência. Se o encontro for virtual, conferimos nossa internet, arrumamos o cenário, ajustamos a luz.

Entramos na sala, trocamos cartões, fazemos um quebra-gelo e, no momento de apresentarmos nossas empresas, abrimos nossa apresentação caseira.

Deixar de investir em uma boa apresentação comercial é uma negligência ainda muito comum, que pode afetar a oportunidade de novas parcerias e contratos. Por isso, neste artigo vamos mostrar como atrair clientes por meio de uma boa apresentação comercial. Nosso texto está dividido nos seguintes tópicos:

O que é uma apresentação comercial?

Qual a sua importância?

Os três pilares de uma boa apresentação comercial

Dicas para criar uma apresentação comercial

Sobre a Zéfini! Conteúdos

Conclusão


Boa leitura!


O que é uma apresentação comercial?

Normalmente produzida com programas como o Power Point, uma apresentação comercial é uma ferramenta que permite mostrar a potenciais clientes os diferenciais e vantagens de seus produtos e serviços.

Sendo assim, esse documento deve reunir dados de sua empresa e das soluções que ela oferece, deixando claro como estas podem solucionar as dores do seu público.

Porém, para ser impactante, a apresentação comercial não deve ser baseada em textos longos e slides mal produzidos. Diferente disso: ela deve ser personalizada e envolvente.

Muito além da exposição dos slides, sua apresentação comercial engloba outros fatores, fundamentais para despertar o interesse do consumidor, o que inclui:

  • Sua linguagem corporal;
  • Seu tom de voz;
  • O reconhecimento de seu produto ou serviço; e
  • O entendimento e avaliação de seu potencial cliente sobre essa aquisição.



Qual a sua importância?

Preparar uma boa apresentação comercial é uma excelente maneira de mostrar todo o potencial de sua empresa e prospectar novos clientes.

Por meio dessa importante ferramenta, é possível compartilhar com seu público as funcionalidades e benefícios dos seus produtos e serviços e como eles podem ser úteis aos clientes.

Uma apresentação comercial bem estruturada permite ainda demonstrar cases de sucesso de outros clientes que já tiveram bons resultados contratando a sua empresa.


Vendedor realiza uma apresentação comercial para um prospect (Imagem: Pixbay)
Uma apresentação comercial de impacto pode ser o fator decisivo para o fechamento de uma negócio

Os três pilares de uma boa apresentação comercial

Agora que você já sabe o que é uma apresentação comercial e qual é a sua importância, conheça seus três pilares:

Roteiro

É a compilação, organização e sequência do conteúdo que será abordado na apresentação. Assim como na produção de um vídeo, o roteiro é a primeira parte a ser desenvolvida e funciona como a fundação do material. É o roteiro que direciona toda a linha criativa da apresentação.

Design

Com o roteiro pronto, é hora de dar vida à apresentação, transformando aquele Power Point bruto em algo atrativo aos olhos, isto é, aplicar imagens de qualidade e coerentes com os conteúdos abordados, compondo sempre com a identidade visual da empresa.

Speech

O speech é uma sugestão de fala, normalmente desenvolvida juntamente com o roteiro. Não adianta ter uma apresentação com um roteiro bem amarrado e um visual atrativo, se o que é dito não está alinhado à sequência lógica do material. Assim, a apresentação possui um campo oculto ao espectador, visível apenas para o apresentador, para que ele possa saber o que deve ser dito a cada slide.

Homen cumprimenta mulher, fechando um negócio, após uma apresentação comercial de impacto



Dicas para criar uma apresentação comercial

Agora que você já sabe qual é a importância de uma boa apresentação comercial para fechar negócios, confira nossas dicas para criar uma apresentação de sucesso.

Cuidado para montar os slides

Na hora de montar seus slides, é importante seguir boas práticas, que garantam um design agradável e profissional. Lembre-se de usar pouco texto, organizado em bullet points e com um tamanho legível.

Outra dica interessante é enriquecer seus slides com fotografias, gráficos e ícones, que podem contribuir para tornar sua apresentação muito mais envolvente.

Confira o passo a passo para criar uma apresentação no Power Point nesta publicação da Microsoft.

Apresente-se

Antes de dar início à apresentação propriamente dita, você deve se apresentar, de maneira educada e cortês. Além disso, é importante apresentar a empresa que representa e os profissionais que eventualmente o acompanham na reunião.


Prepare uma apresentação personalizada

Não caia na tentação de mostrar a mesma apresentação comercial para todos os seus potenciais compradores, afinal, cada pessoa (e empresa) é única e possui demandas específicas. Sendo assim, seu discurso deve ser adaptado à sua audiência. Assim, é importante contar com uma apresentação modular, que pode ser adaptada a cada ocasião.

Preparar uma apresentação personalizada é uma maneira de demonstrar que você realmente se importa em oferecer um atendimento exclusivo e de excelência, o que contribui para o encantamento do cliente.

Mas, para alcançar esse objetivo, é fundamental buscar informações sobre as dores enfrentadas por seu interlocutor e de que maneira você pode apoiar o seu negócio.

Homem faz apresentação comercial em reunião com 4 pessoas (Imagem: Freepik)


Invista em rapport

Você já ouviu falar em rapport? Trata-se de um conceito da psicologia que permite criar uma relação de empatia com outra pessoa, favorecendo a comunicação.

Na prática, essa técnica é extremamente útil para profissionais de vendas, pois permite que o interlocutor se sinta compreendido e tenha uma predisposição maior a se relacionar comercialmente.


Seja objetivo

Prepare argumentos convincentes, mas seja objetivo para que a pessoa que está do outro lado absorva todas as informações importantes sobre sua proposta comercial.

Para isso, você deve saber expor as principais vantagens de seus produtos e serviços de maneira clara e breve e estar preparado para oferecer explicações mais profundas caso seja solicitado.


Prepare-se para contornar obstáculos

Lidar com objeções é uma das principais tarefas de quem se propõe a apresentar uma proposta comercial. Por isso, é importante se preparar com antecedência para possíveis obstáculos apontados por seu potencial cliente durante a reunião.

Para estar com as respostas na ponta da língua, você pode ensaiar com um colega e dessa maneira se sentir mais seguro para o momento em que precisar argumentar.


Mostre ao seu cliente as vantagens de seus produtos e serviços

Um dos momentos mais importantes da sua reunião é a hora de mostrar ao interlocutor as funcionalidades de seus produtos e serviços.

Por isso, queremos compartilhar uma dica de ouro para você não errar na hora de fazer sua oferta: mostre todas as vantagens que sua solução pode proporcionar, como ela pode contribuir com aquela empresa, sendo capaz de resolver aquele pepino difícil de lidar.


Fale de preço só depois que o seu potencial cliente entender o valor

O barato e o caro, em partes, são ideias muito subjetivas. Um produto ou serviço pode parecer caro até o momento que entendemos o seu real valor. Se uma solução cara resolve um problema que parece não ter recurso, se torna barata diante do benefício que proporcionou. Por isso, se quiser falar de preço, que seja após o entendimento do prospect sobre este valor.


Tire as dúvidas do seu interlocutor

Depois de exibir sua apresentação comercial, é a hora de tirar todas as dúvidas do seu potencial cliente. Por isso, prepare-se para essa tarefa e se coloque à disposição para realizar todos os esclarecimentos necessários, mostrando que tem segurança e propriedade ao falar do assunto.


Sobre a Zéfini! Conteúdos

Nós, da Zéfini! Conteúdos, somos uma agência especializada em produção de conteúdo, incluindo roteiro para apresentações comerciais.  Nossa meta é conectar as empresas ao seu público-alvo por meio de palavras, com criatividade, paixão e qualidade.

Com mais de dez anos de atuação, atendemos a clientes de diversos portes e segmentos, criando nossos materiais a partir de uma metodologia exclusiva, que contempla as melhores práticas de comunicação e marketing.

Conclusão

Nesse artigo, você viu que:

  • Uma apresentação comercial é a ferramenta utilizada para mostrar funcionalidades de e benefícios de seus produtos e serviços durante uma reunião com um prospect;
  • É de extrema importância investir em uma boa apresentação comercial: afinal, você pode estar diante de uma oportunidade única de fazer uma proposta a um potencial cliente;
  • Além dos slides utilizados na sua reunião, você deve se manter atento a fatores como sua linguagem corporal e voz;
  • Os três pilares de uma apresentação comercial são: roteiro, design e speech;
  • Para organizar uma boa apresentação comercial, é necessário montar os slides com cuidado, garantindo uma estética profissional, portar-se de maneira educada, oferecer uma apresentação personalizada e mostrar que tem pontos em comum com seu interlocutor;
  • Também é de suma importância ser objetivo e estar preparado para esclarecer dúvidas e lidar com objeções.


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