Blog e a busca orgânica do Google

Saiba como um blog dentro do site de sua empresa pode ajudar o seu negócio a aparecer nas buscas orgânicas do Google (busca não paga)

 

A internet trouxe novas formas de nos comunicarmos e, consequentemente, de consumirmos produtos e serviços. Dessa forma, os consumidores, que antes tinham acesso apenas às informações que as empresas disponibilizavam, ganharam autonomia.

 

Agora, eles podem pesquisar e comparar os preços, a qualidade dos produtos e seu custo-benefício com mais facilidade e rapidez.

 

Nesse sentido, a busca orgânica do Google tornou-se uma aliada das empresas e, a comunicação on-line, uma ponte para chegar até seu público. Continue lendo nosso artigo e saiba como se beneficiar dessa inovação!

 

 

COMO A INTERNET MUDOU O COMPORTAMENTO DE COMPRA DE EMPRESAS E PESSOAS?

As relações de compra e venda foram ressignificadas e o comportamento do consumidor mudou devido à popularização da internet.

 

Atualmente, a maior parte da população faz consultas sobre produtos e serviços em sites de busca como o Google, e redes sociais, como o Facebook. Além disso, as pessoas, cada vez mais, compartilham suas experiências e confiam na opinião de outros usuários.

 

Estima-se que hoje cerca de 46% das pesquisas diárias em sites de busca são sobre produtos e serviços. Já 93% dos processos de compra começam com uma busca on-line.

 

Por isso, se você tem um negócio, deve investir em conteúdo sobre sua área de atuação para ser facilmente encontrado em uma busca orgânica do Google.

 

Também é importante se preparar para conquistar seu cliente todos os dias. Isso porque, com as atuais facilidades, você está cada vez mais próximo do seu público, mas seus concorrentes também.

 

Outra preocupação é oferecer um atendimento de excelência, correspondendo às expectativas, afinal, você não quer ser mal avaliado na rede, não é mesmo?

 

Porém, se isso acontecer, é fundamental saber se posicionar para não perder pontos. Você precisa estar disponível para resolver eventuais problemas! Para isso, esteja sempre atento aos comentários que os clientes fazem após a compra. Muitas vezes, eles trazem alguma dúvida ou insatisfação. Agradecer elogios vindos do seu público também é uma excelente maneira de criar um vínculo e se manter próximo.

 

 

BUSCA ORGÂNICA X BUSCA PAGA: O QUE SÃO E QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DE CADA UMA.

Existem duas maneiras de ser encontrado no Google: investindo em busca orgânica e em busca paga. Veja, a seguir, as diferenças entre essas duas maneiras de se comunicar com seu público. Saiba, ainda, quais são suas vantagens e desvantagens.

 

 

BUSCA ORGÂNICA

Pesquisas realizadas sem anúncios pagos, por meio de buscadores como o Google, são as chamadas buscas orgânicas.

 

O resultado de uma pesquisa orgânica aparece quando se digita uma palavra ou frase no Google.

 

Para ser bem-sucedido e facilmente encontrado por meio desse mecanismo, é importante estar atento às técnicas de Search Engine Optimization (SEO), que fazem os robôs do Google encontrarem seu site.  Isso exige atualização constante, já que o Google muda seu algoritmo frequentemente.

 

Como vantagem, seus resultados são mais duradouros: diferente das buscas pagas, que ao deixar de pagar, param de aparecer no primeiro momento.

 

Já a desvantagem de utilizar essa estratégia é que seus resultados são de médio e longo prazo. Ou seja, será necessário esperar e, quem tiver urgência, deve optar por também investir nas buscas pagas.

 

 

BUSCA PAGA

A busca paga, por sua vez, refere-se a anúncios. Nesse caso, é possível comprar algumas palavras-chaves e montar seu próprio anúncio, que aparecerá no topo da página de pesquisa, antes dos resultados de buscas orgânicas.

 

Para criar tais anúncios, o Google disponibiliza uma plataforma chamada Google Ads.

 

A vantagem da busca paga é que, caso o trabalho seja bem feito, é possível ver os resultados imediatamente.

 

Já entre as desvantagens, podemos citar que quando há uma pausa no trabalho, os resultados também cessam imediatamente. Além disso, o uso das palavras-chave pode ser caro. Algumas chegam a ultrapassar R$ 200,00 por clique.

 

Outro problema diz respeito à credibilidade, já que as pessoas entendem os links patrocinados como publicidade.

 

 

COMO MELHORAR A BUSCA ORGÂNICA DE MINHA EMPRESA POR MEIO DO BLOG.

Para trabalhar com busca orgânica do Google, é necessário entender alguns critérios que podem auxiliar você.

 

Em primeiro lugar, é essencial ter um blog dentro do site, com conteúdo inédito e relevante para o público. Isso o ajudará a estar na primeira página dos buscadores durante as pesquisas dos usuários. Além disso, seu blog deve ser alimentado continuamente.

 

A forma como os textos são escritos também é determinante para que seu blog seja facilmente encontrado. Sabe-se, por exemplo, que o Google valoriza textos que indicam links internos (que direcionam para o próprio site) e links para outros sites e portais. No entanto, este é apenas um dos critérios analisados pelo site buscador. São algumas dezenas de parâmetros que o sistema avalia nos artigos.

 

O grande desafio de tudo isto é que o Google muda estes critérios periodicamente e não os revela “abertamente”. Assim, as boas agências de conteúdo dedicam parte de seu tempo estudando e tentando determinar quais são estes fundamentos “amigáveis” ao Google, a fim de aplicá-los nos textos que produzem.

 

Veja, a seguir, mais algumas informações sobre  que podem animá-lo a investir nesta poderosa ferramenta:

 

 

  • Empresas que compartilham artigos em blogs pelo menos duas vezes por mês geram 70% mais leads (usuários que chegam através das pesquisas e se tornam potenciais clientes) do que aquelas que não adotam esse comportamento;
  • 80% dos consumidores optam por buscar informações sobre produtos e serviços por meio de artigos, em detrimento dos anúncios pagos;
  • Não é possível melhorar a busca orgânica do Google sem investir na criação e manutenção de um blog.

 

 

E aí, o que está esperando para criar um blog e divulgar os produtos e serviços de sua empresa? Invista em boas estratégias de comunicação para atrair seu público, estabelecer um vínculo com seus clientes e ser bem-sucedido nos negócios.

 

Gostou do nosso artigo? Continue acompanhando nossas novidades!

 

 

VEJA NO BLOG DA ZÉFINI! CONTEÚDOS:

 

ZÉFINI! CONTEÚDOS SURPREENDENDO OS SEUS CLIENTES

OS TRÊS PILARES DE UMA BOA APRESENTAÇÃO COMERCIAL

03 DICAS ESSENCIAIS PARA ACERTAR NA PRODUÇÃO DO VÍDEO INSTITUCIONAL DA SUA EMPRESA

 

Categoria: Blog da Zéfini!
  • (11) 3426-9654
  • [email protected]
  • Rua Galeno de Almeida, 188 - Pinheiros, São Paulo, SP