H1, H2 E H3: aprenda a utilizar heading tags


Utilizar heading tags é uma das estratégias aplicadas para tornar o texto mais agradável para o leitor e mais relevante para os mecanismos de busca. Leia nosso artigo sobre o tema e saiba mais!

Utilizar as heading tags H1, H2 e H3 é uma das práticas recomendadas para otimizar o SEO de um site.

Afinal, essa medida permite organizar visualmente um texto, e oferece uma estrutura que, além de agradar os olhos humanos, também é decodificável pelos algoritmos de buscadores, como o Google.

Na prática, essas tags desempenham um papel fundamental na escaneabilidade do texto e, consequentemente, nas estratégias de SEO.

Isso porque, ao atribuir hierarquias adequadas por meio do uso correto de H1, H2 e H3, você não apenas organiza o texto para uma leitura mais fluída, mas também indica aos robôs de busca a relevância e a importância de cada seção.

Por outro lado, aplicar essas tags de modo inadequado pode prejudicar a posição nos buscadores, na medida em que impacta negativamente na experiência do leitor e atribui uma hierarquia equivocada aos trechos do texto em questão, prejudicando seu destaque pelos mecanismos de busca.

Pensando na importância das heading tags, preparamos este texto para abordar o assunto. Para facilitar sua leitura, dividimos nosso texto em tópicos. São eles:

Boa leitura!


Como as heading tags funcionam?

As heading tags são soluções em formato HTML, que permitem organizar seu texto, tornando-o mais escaneável e melhorando a experiência do leitor do seu site, por meio de títulos e subtítulos.

Isso é fundamental para melhorar a posição dos sites nos mecanismos de busca, como o Google, uma vez eles levam em conta o comportamento do usuário para considerar uma página relevante e determinar sua posição.

Portanto, um site organizado, que proporciona uma leitura agradável e interessante, tem mais chances de ser encontrado por seu público.



Como essa ferramenta impacta em suas posições nas buscas

Como enfatizamos no tópico anterior, a experiência do usuário determina a posição das páginas nos buscadores e quanto mais organizado e escaneável for um texto, melhor será a experiência do usuário.

Dessa forma, é importante organizar os títulos de forma lógica, usando H1, H2 e H3 para otimizar a experiência do seu leitor.

Isso vai fazer com que ele permaneça mais tempo na página, indicando para os buscadores que o conteúdo é relevante.

Essa medida, aliada a outras boas práticas de SEO, aumentam muito as chances de fazer com o que seu site ocupe as primeiras posições nas páginas de pesquisa.


H1, H2 e H3: como utilizar


Antes de aprender a utilizar o H1, H2 e H3,é importante organizar o conteúdo, levando em consideração sua ideia principal, os subtemas que compõem essa ideia, como dividir esse conteúdo para melhorar a experiência do leitor, como os subtemas serão estruturados e quais são as dores e demandas do seu público.

Depois de organizar o texto, você deverá saber quais elementos serão utilizados em cada parte do texto, aplicando as heading tags da seguinte maneira:

  • H1: título principal;

  • H2: subtítulo;

  • H3: subtítulo do H2;

  • Outros Hs: se utilizados, devem seguir a mesma lógica que apresentamos acima.

Exemplo de aplicação em um texto da Zéfini! Conteúdos:

[H1] Texto para LinkedIn: como criar boas oportunidades profissionais criando conteúdos nessa plataforma

   [H2] Perfil pessoal: o que é, importância e tipos de conteúdo para produzir

   [H2] O que postar no LinkedIn?

      [H3] Artigos sobre sua área de atuação

      [H3] Cases de sucesso

      [H3] Conteúdos ricos

      [H3] Conteúdos de apoio

   [H2] 7 dicas de como preparar bons textos para o LinkedIn

      [H3] Desenvolver uma headline de impacto

      [H3] Deixar seu texto escaneável

      [H3] Escrever de forma simples e direta

      [H3] Ser autêntico

      [H3] Utilizar CTA

      [H3] Inserir hashtags nas publicações

      [H3] Revisar seus conteúdos antes de publicá-los

   [H2] Como a Zéfini! Conteúdo pode apoiá-lo

   [H2] Conclusão


Mas, e H4, H5 e H6?


Utilizar esses tipos de heading tags também é possível, mas é algo incomum, uma vez que essa hierarquia está relacionada à relevância de cada tema.

Contudo, se o seu texto for muito longo, justificando sua utilização, é compreensível aplicar até H6 de modo a melhorar a usabilidade de página.



Mas… e se aplicarmos mais de um H1 em um mesmo texto? Será que é prejudicial?

Na realidade, anteriormente isso poderia causar problemas, pois durante praticamente uma década não houve atualizações para facilitar as funcionalidades da linguagem HTML 4.

Porém, o HTML 5, desenvolvido e consolidado posteriormente, permite o uso de H1 em cada intertítulo sem prejudicar a experiência do leitor. Vale ressaltar, no entanto, que o meio convencional ainda é o mais conveniente, pois indica ao Google e demais buscadores o assunto que será abordado na página.


Sobre a Zéfini! Conteúdos

Nós, da Zéfini! Conteúdos, temos a missão de criar pontes por meio das palavras, conectando nossos clientes ao seu público e impulsionando o sucesso das empresas que nos contratam.

Somos especialistas em diversas modalidades de comunicação, entre elas, textos para sites, legendas para redes sociais, roteiros para vídeos, e artigos para blogs.

Se você deseja preparar um texto para suas redes sociais utilizando heading tags para melhorar sua posição nos buscadores, entre em contato conosco, clicando aqui. Nós podemos ajudá-lo nessa tarefa.


Conclusão

Neste texto, você viu que:

  • Utilizar as heading tags H1, H2 e H3 é uma das práticas recomendadas para otimizar o SEO de um site;

  • Esse tipo de formatação permite organizar o conteúdo e contribui para melhorar a experiência do usuário, assim como a posição da página nos mecanismos de busca;

  • Aplicar essas tags de modo inadequado pode prejudicar a posição nos buscadores;

  • As heading tags são soluções em formato HTML que permitem organizar seu texto, tornando-o mais escaneável e além de mais amigável para o leitor;

  • O Google e outros buscadores levam em conta o comportamento do usuário para considerar uma página relevante e determinar sua posição;

  • Um site organizado, que proporciona uma leitura agradável e interessante tem mais chances de ser encontrado por seu público;

  • Organizar os títulos de forma lógica, usando H1, H2 e H3 e demais Hs, se necessário, faz com que o leitor permaneça mais tempo na página, indicando para o Google que o conteúdo é relevante;

  • É fundamental organizar o conteúdo, levando em consideração: sua ideia principal; os subtemas que compõem essa ideia; como dividir esse conteúdo para melhorar a experiência do leitor; como os subtemas serão estruturados; e quais são as dores e demandas do seu público;

  • Anteriormente, utilizar mais de um H1 poderia causar problemas, pois durante praticamente uma década não houve atualizações para facilitar as funcionalidades da linguagem HTML 4;

  • O HTML 5, desenvolvido e consolidado posteriormente, permite o uso de H1 em cada intertítulo sem prejudicar a experiência do leitor.

Você deseja criar textos para o blog da sua empresa utilizando heading tags? Entre em contato, clicando aqui e solicite um orçamento.


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