Se você tem um negócio e ainda não se deu conta do potencial das redes sociais para impulsionar seu crescimento, pode estar perdendo tempo e dinheiro.
Hoje em dia, mídias como o Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e Pinterest fazem parte da vida da maioria das pessoas e estão diretamente relacionadas a seus hábitos de consumo. Na prática, essas ferramentas possibilitam alcançar o público-alvo e transformar seguidores em clientes.
Para se ter uma noção, o Facebook conta com 2.9 bilhões de usuários ativos mensalmente. Já o Instagram possui 1,4 bilhão de usuários.
Além disso, uma pesquisa efetuada pela All iN | Social Miner, em parceria com a Etus e a Opinion Box revelou que pelo menos 74% dos brasileiros usam as redes sociais para realizarem compras. E mais: 37% das pessoas que têm perfil em redes sociais visitam mensalmente lojas digitais e 23%, semanalmente.
Apesar da grande relevância das redes sociais para os negócios, muitas pessoas têm dificuldade em se comunicar por meio delas. Por esse motivo, preparamos este conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre texto para redes sociais.
Para facilitar sua leitura, a dividiremos nos seguintes tópicos:
Boa leitura!
Você já deve ter lido algum texto sugerindo que defina a persona antes de começar a se comunicar com seus potenciais clientes. Mas, na verdade, adotar esse conceito pode fazer mais sentido se você estiver à frente de uma grande organização.
Para pequenos negócios, nossa dica é: não busque um perfil de cliente ideal, mire em todos aqueles que tenham interesse em adquirir seus produtos ou serviços, considerando seu nível de consciência sobre eles, ou seja, substitua o conceito de persona por público-alvo.
Um post para rede social, como o Instagram ou o Facebook, é composto por três partes, são elas: a imagem, o texto da imagem e a legenda.
A imagem pode ser uma fotografia ou vídeo, o texto da imagem é a chamada inserida nela e a legenda é o texto maior, que traz o conteúdo mais detalhado.
Dependendo do tipo de conteúdo a ser postado, é possível ainda utilizar uma série de imagens com informações que se complementam, o popular carrossel do Instagram.
Todos esses recursos são ferramentas poderosas para se comunicar com seu público, se forem utilizados da maneira adequada. Nos próximos tópicos, vamos compartilhar dicas para criar imagens, textos para imagens e legendas.
A personalidade de uma marca é o que fez uma pessoa se identificar ou não com ela. Diferente do conceito de marca, que representa os valores e compromissos de uma empresa, sua personalidade é o que lhe proporciona características humanas.
Para definir a personalidade de uma marca, antes de criar texto para redes sociais, é fundamental saber quem é seu público-alvo, ou seja, como são as pessoas com as quais você vai se comunicar.
Outro ponto importante é estabelecer de que maneira você deseja transmitir os valores de sua marca ao público, além de entender a linguagem adequada à sua empresa.
Por fim, é aconselhável observar a personalidade adotada pelas marcas concorrentes para buscar maneiras de se destacar no mercado.
Preparamos algumas dicas para você, que deseja escrever textos de impacto para as legendas de suas redes sociais. Confira a seguir:
A ideia aqui é compartilhar um problema com seus seguidores, o que pode ser feito em forma de pergunta. Esse problema deve ser uma situação vivenciada pelo seu público e que você tem a resposta, como a necessidade de atingir metas ou melhorar a performance.
Em seguida, é importante mostrar a gravidade desse problema e a urgência em resolvê-lo para finalmente apresentar uma solução.
A introdução do seu texto deve ser impactante, pois são as primeiras palavras que irão definir se o seu cliente em potencial continuará a leitura ou não. Para isso, você precisa inspirá-lo, mostrando nas primeiras linhas que o seu conteúdo é importante para ele.
Você pode fazer isso por meio de uma história, uma pergunta, ou uma provocação, por exemplo. Tudo vai depender da sua estratégia de comunicação.
Um texto para redes sociais longo, sem espaço entre os parágrafos, costuma desencorajar a maioria das pessoas a prosseguirem com a leitura, pois não soam amigáveis ao olhar.
Por isso, recomendamos dar um “enter” entre os parágrafos (aliás, parágrafos mais curtos, se possível) e utilizar bullets para garantir uma leitura de maior aderência.
Os emojis são uma maneira eficiente de agregar emoção às suas mensagens e se conectar com seu público. Afinal, eles têm o potencial de complementar uma comunicação e garantir que ela seja interpretada da melhor maneira. Tem tudo a ver com a linguagem digital e da internet.
Quando usamos um emoji, transmitimos a sensação de que somos mais simpáticos e acessíveis. Além disso, de acordo com um estudo conduzido na Universidade Edge Hill, pela pesquisadora Linda Kaye, quando vemos um emoji, diferentes regiões de nosso cérebro são ativadas.
Porém, na hora de definir como utilizá-los, é importante ter em mente que a quantidade e o tipo devem variar, conforme o segmento e estratégias de sua empresa.
Assim como fazer uma boa introdução, saber como concluir um post também é fundamental para quem precisa escrever um texto para redes sociais. É nesse momento que você vai pedir para o leitor executar uma ação, seja ela entrar em contato, comentar ou compartilhar seu conteúdo.
Por isso, independentemente de qual for seu objetivo, capriche na chamada para ação (call to action) e garanta uma boa estratégia de fechamento.
Textos mais curtos e objetivos aderem muito bem nas redes sociais, contudo, textos mais longos não são proibidos. Na hora de preparar seu texto para redes sociais, você pode, sim, criar um conteúdo mais extenso, desde que ele seja relevante para sua audiência.
As hashtags contribuem para que o seu negócio seja encontrado no Instagram, mas, para isso, devem acompanhar seu texto para redes sociais de forma estratégica.
Em primeiro lugar, apesar de essa rede permitir o uso de 30 hashtags por postagem, o ideal é utilizar no máximo 10, sendo que para quem tem menos seguidores, esse número pode ser reduzido para 4 ou 5.
Isso ocorre porque um grande número de hashtags pode indicar “desespero” por seguidores. E mais: hashtags que não estão relacionadas ao conteúdo atraem um público aleatório, sem interesse nos seus produtos e serviços.
É de extrema importância que o seu texto para redes sociais passe por uma revisão de língua portuguesa, antes de ser publicado, a fim de evitar deslizes ortográficos e gramaticais.
O ideal é que mesmo que você conte com um redator profissional, essa revisão seja feita por um revisor de textos e não pela mesma pessoa que escreveu o conteúdo.
Além das fotografias, há outros formatos de imagem que você pode usar junto ao seu texto para redes sociais, como os vídeos e gifs animados, que engajam mais. Outras dicas para a criação de imagem são:
O texto inserido na imagem do post, geralmente, é o que estimula a leitura da legenda. Por esse motivo, deve trazer uma mensagem de impacto.
Porém, é importante que você saiba que caso sua imagem apresente mais de 20% de texto, sua timeline pode ficar com um visual poluído e o Facebook irá diminuir o alcance da publicação.
Saber sobre quais assuntos postar é uma das grandes dificuldades das pessoas que resolvem criar texto para redes sociais.Afinal, publicar informações sobre seus produtos e serviços é de grande importância, mas esse não deve ser o único assunto abordado. Veja a seguir como criar as editorias:
Para gerar conexão com o público, é essencial pensar nos temas que têm uma correlação com seu negócio por meio de brainstorm, pesquisas na internet e avaliação da concorrência.
Para criar texto para redes sociais, interaja com seu público e descubra suas demandas. Você pode, por exemplo, abrir uma caixa de perguntas em seus stories do Instagram para que as pessoas deixem suas principais dúvidas sobre sua área de atuação e depois criar conteúdos em que resolve essas questões.
Fique atento aos assuntos que saem na mídia e aproveite as oportunidades de compartilhar o posicionamento de sua empresa sobre temas do momento que estejam relacionados à sua área de atuação.
Desse modo, você pode conseguir o apoio de seguidores, dispostos a curtirem, comentarem e compartilharem seus conteúdos.
A Zéfini! Conteúdos é uma agência especializada em produção de conteúdo, incluindo texto para redes sociais. Seu principal compromisso é conectar as empresas ao seu público-alvo por meio de palavras, com criatividade, paixão e qualidade.
Há mais de dez anos no mercado, atende a clientes de diversos portes e segmentos, utilizando o conteúdo como uma ferramenta estratégica aos negócios e criando textos a partir de uma metodologia exclusiva, que contempla as melhores práticas de comunicação e marketing.
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