Textos para site: 10 dicas para criar conteúdos que engajam

Acompanhe o nosso artigo e saiba como conquistar credibilidade para sua empresa, engajar seu público-alvo e se tornar uma autoridade no mercado a partir dos textos do seu site

 

Textos para site são fundamentais para empresas de qualquer tamanho ou segmento. Eles possibilitam a fidelização dos clientes e a conversão de leads em vendas e não devem ser subestimados, nem substituídos por páginas do Facebook. Estes são excelentes canais de geração de tráfego, mas devem ser utilizados de maneira complementar.

 

Investir em bons textos para site garante que seu negócio seja facilmente encontrado pelo seu público-alvo. Por meio deles, é possível criar um relacionamento com sua audiência e se tornar uma autoridade no mercado.

 

Além disso, se você deseja expandir o seu negócio, ter um site da empresa é o primeiro passo para concluir essa missão. Afinal, o site é o primeiro espaço para receber potenciais clientes, que muitas vezes chegarão até você via internet, apostando em informações que geram credibilidade.

 

Se você é empreendedor e leu o nosso texto até aqui, já concluiu que produzir textos para site é amplamente vantajoso. Agora, nós vamos ensiná-lo a fazer isso de maneira eficiente.


 

Os 10 passos para a criação de textos para site são:

  1. Não seja técnico demais

  2. Deixe o texto “descansar”

  3. Peça para uma pessoa de fora do seu negócio ler os textos e depois explicar o que a sua empresa faz

  4. Contrate um revisor de Língua Portuguesa

  5. Anote suas ideias

  6. Leia sobre o assunto que deseja abordar

  7. Não produza cópias de outros sites

  8. Solicite a opinião dos seus leitores

  9. Utilize técnicas de SEO para turbinar os textos de seu site

  10. Contrate uma agência de criação de conteúdo

 

Continue lendo nosso artigo e conheça cada passo em detalhe.

 

 

  1. Não seja técnico demais

Quando atuamos em determinada área, é comum utilizar uma linguagem própria e, muitas vezes, excessivamente técnica. Esse ponto merece atenção, afinal, queremos ser compreendidos pelo público-alvo. Textos para site precisam ser acessíveis para que se chegue ao objetivo.

 

Muitas vezes, profissionais pecam por utilizar termos que só serão entendidos por quem é da mesma área, anulando a função daquele conteúdo, que é trazer informação para possíveis clientes. Esse é o caso de advogados que escrevem utilizando termos jurídicos, incompreensíveis para a maioria dos leitores.

 

 

  1. Deixe o texto “descansar”

Essa dica é da Flávia Miranda, diretora de criação da Zéfini! Conteúdos. Ela sugere que textos para site não sejam postados assim que estiverem prontos. “Muitas vezes, é importante deixar o texto ‘descansar’ por alguns dias ou semanas”, analisa.

 

Flávia acrescenta que, após esse período, a pessoa que escreveu tem a oportunidade de retornar ao material com a “cabeça descansada” e o “olhar renovado”, para reler e fazer as revisões.

 

“As palavras não são estáticas, elas são dinâmicas, têm vida. Por isso, muito do que escrevemos e que parece fazer muito sentido em um momento, em outro, parece não ser tão bom. Por isso, é importante dar este tempo para o texto ‘sedimentar’”, acrescenta.

 

 

  1. Peça para uma pessoa de fora do seu negócio ler os textos e depois explicar o que a sua empresa faz

Essa dica ajudará você a saber se está se expressando de maneira clara e se será compreendido pelo público-alvo. Além disso, a interpretação de uma pessoa de fora pode ajudá-lo a identificar falhas e inconsistências no texto.

 

Flávia Miranda explica: “Uma pessoa de fora de seu negócio pode dar muitos insigths sobre os textos produzidos para o site. O que para a gente pode parecer óbvio sobre a empresa, para alguém de fora do contexto pode ser nebuloso”.

 

 

  1. Contrate um revisor de Língua Portuguesa

Erros de português tiram a credibilidade do conteúdo compartilhado e, consequentemente, mancham a imagem da empresa. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de produzir textos para site.

 

Conforme Flávia explica, o ideal é que um profissional de revisão, com o cérebro descansado, que não tenha tido um contato exaustivo com o material, faça o serviço.

 

“Quando ficamos por muito tempo debruçados na criação de um texto, nosso cérebro deixa alguns erros de português passarem. Por uma questão cognitiva, não é interessante que a mesma pessoa que criou o texto também faça a revisão”, afirma.

 

 

  1. Anote suas ideias

Ideias de conteúdo para a criação de textos para site podem surgir a qualquer hora. Anote-as!

 

Tenha sempre um bloco, caderno ou  gravador por perto para anotar ideias que possam ser relevantes para definir e transmitir o funcionamento do seu negócio em textos para site. Liste em tópicos e veja o que será importante no momento de apresentar seu produto. Na hora de escrever, evite distrações como a internet e a televisão, que podem tirar seu foco e fazê-lo se esquecer de detalhes essenciais.

 

 

  1. Leia sobre o assunto que deseja abordar

Leia em outros sites e em revistas sobre o assunto que será abordado em seu site para se manter por dentro das novidades e trazer informações interessantes para os seus leitores. Fontes estrangeiras também são uma boa alternativa para quem domina outros idiomas. Mantenha-se sempre atualizado e tenha segurança para escrever.

 

 

  1. Não produza cópias de outros sites

Não é ilegal se basear no texto de alguém para criar sua versão, mas tome cuidado para não produzir cópias de artigos encontrados na internet. Tenha em mente que a duplicidade de conteúdo é punida em mecanismos de busca, como o Google.

 

Além disso, quando for se inspirar no trabalho de outro redator, procure textos bem feitos, que realmente possam servir de modelo.

 

 

  1. Solicite a opinião dos seus leitores

Convide seus leitores a interagirem com você, comentando em seu site sobre os conteúdos que disponibiliza e também sobre o trabalho que sua empresa desenvolve.

 

Além de trazer o cliente para mais perto, conquistando sua simpatia e cumplicidade, você certamente irá se surpreender com as ideias propostas.

 

 

  1. Utilize técnicas de SEO para turbinar os textos de seu site

Na hora de produzir seus textos para site, tenha em mente que determinadas estratégias podem ajudar você a ser mais bem-sucedido na tarefa de envolver seu público. Estamos nos referindo às técnicas de SEO (Search Engine Optimization) ou otimização de sites.

 

Essas técnicas permitem melhorar o posicionamento do seu website em buscas orgânicas de sites, como o Google e o Bing. Estar bem posicionado nos buscadores possibilita que a sua página tenha mais acessos. Com mais visibilidade, as chances de converter leitores em clientes aumentam.

 

Independentemente da área de atuação e dos objetivos, que podem ser vendas, downloads, ou cadastros, entre outros, investir em SEO levará sua mensagem ao público de maneira eficaz. Dessa forma, você atingirá suas expectativas.

 

Atualmente, existem muitos cursos presenciais ou on-line, de longa ou curta duração, sobre SEO e demais técnicas de marketing digital. Vale muito a pena saber mais sobre o assunto!

 

 

  1. Contrate uma agência de criação de conteúdo

A falta de tempo para se dedicar aos textos para site ou até mesmo a falta de aptidão para realizar essa tarefa pode impactar nos resultados. Além disso, essa responsabilidade pode facilmente ser terceirizada para profissionais que já estão habituados a lidar com esse tipo de demanda.

 

A criação de textos exige dedicação e sólidos conhecimentos de redação e de marketing digital. Sendo assim, é mais que recomendado contar com o apoio de redatores e agências de criação de conteúdo, como é o caso da Zéfini! Conteúdos, para a elaboração de textos para site e textos para site em construção.

 

Outra vantagem de contratar uma agência especializada no assunto é que você terá mais tempo para se dedicar à execução do seu trabalho com tranquilidade. Dessa forma, entregará um serviço de excelência, que certamente corresponderá às expectativas de seu público.

 

 

CONHEÇA O TRABALHO DE CRIAÇÃO DE TEXTOS PARA SITE DA ZÉFINI! CONTEÚDOS

A Zéfini! Conteúdos é especialista na criação de textos para sites. Já atendeu centenas de clientes, de diferentes portes e segmentos. Para que você entenda como funciona esse serviço, as etapas do trabalho serão apresentadas a seguir.

 

 

Etapa 1: Orçamento

Para realizar o orçamento de criação de textos para site, leva-se em consideração a arquitetura do portal, ou seja, o número de abas que ele apresenta. Em geral, um site institucional padrão tem as seguintes abas:

 

Home: nesse espaço, há frases de impacto, call to action e conteúdos enxutos e atrativos para o leitor.

 

Quem somos/ Nossa história: são abas que contam mais sobre a empresa, a essência do negócio e assuntos como missão, visão e valores.

 

Nossos produtos/serviços: para cada produto ou serviço, geralmente, há uma aba para falar especificamente dele. Se a gama de produtos ou serviços da empresa for muito grande, também é possível concentrar tudo em poucas abas, buscando fazer descrições enxutas das soluções.

 

Blog: o blog é um recurso fundamental para empresas que querem melhorar a visibilidade na busca orgânica de sites como o Google. Essa tendência é uma importante estratégia para qualquer negócio. Por isso, blogs devem ser alimentados com periodicidade, sem esquecer das técnicas de SEO. Esse serviço também é oferecido pela Zéfini! Conteúdos.

 

Contato:  essa aba apresenta todas as informações para quem quer entrar em contato com a empresa, além da opção de contato por meio do preenchimento de um formulário. Atualmente, recomenda-se que esse formulário esteja presente também em todas as páginas de serviços ou produtos do site. Isso garante que o leitor não desista do contato por eventuais dificuldades para encontrar informações.

 

Cada aba do site possibilita estimar o número de palavras que ela demanda. Sendo assim, essa contagem é determinante para a realização do orçamento, assim como a complexidade do tema abordado.

 

 

Etapa 2: Briefing

Fundamental para a criação do texto do site, o briefing é realizado pelo profissional de atendimento da Zéfini! Conteúdos.

 

Seu desenvolvimento pode se dar mediante o preenchimento de um formulário com perguntas sobre a empresa, sua história e os serviços que oferece. Porém, na maioria das vezes, é feito a partir de uma entrevista, que pode ser presencial ou via call.

 

Quando o cliente autoriza, o áudio da entrevista é gravado e utilizado para enriquecer o material a ser produzido.

 

 

Etapa 3: Produção

 

A Zéfini! Conteúdos conta com a parceria de redatores especializados na criação de textos para sites.

 

Com as informações levantadas no formulário ou na entrevista, é desenvolvida a primeira versão dos textos para o site. O redator que trabalha no conteúdo é escolhido a dedo, pois o objetivo é conciliar suas habilidades com as competências exigidas para a criação dos textos daquele site, isto é, daquele universo em específico.

 

Além do conteúdo institucional, a Zéfini! também é habilitada a produzir conteúdo voltado para a melhoria do SEO do site.

 

 

Etapa 4: Validação

Quando os textos do site estão prontos, eles são enviados para o cliente, que tem total liberdade para pedir as alterações e ajustes que desejar.  Dessa forma, o conteúdo só é publicado quando corresponde totalmente às suas expectativas.

 

 

Etapa 5: Revisão

Depois da aprovação final do conteúdo, os textos são encaminhados para a equipe de revisão, que fará todos os ajustes necessário de gramática e ortografia em Língua Portuguesa.

 

 

Etapa 6: Entrega

Essa é a última etapa. Após a revisão, o texto está pronto e já pode ser colocado no site.

 

 

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O SERVIÇOS DE CRIAÇÃO DE TEXTOS PARA SITE DA ZÉFINI! CONTEÚDOS

 

A Zéfini! Conteúdos produz textos para site em outros idiomas?

A resposta é sim. Empresas brasileiras que querem ter a versão do site em inglês, espanhol, ou outros idiomas, geralmente contratam esse serviço. Assim, os textos são elaborados em português e, depois, são produzidas versões para os idiomas escolhidos.

 

 

Em quanto tempo a Zéfini! Conteúdos realiza um serviço de textos para site?

Em média, a primeira versão dos textos de um site institucional padrão fica pronta em sete dias úteis. Já a finalização depende das aprovações do cliente, por isso, é mais difícil de precisar o tempo exato. Porém, se o cliente for ágil nas devolutivas, em cerca de 10 dias, os textos para o site estão prontos.

 

 

Leu o nosso artigo sobre textos para site até o final? Comente! Compartilhe conosco quais são suas metas e as dificuldades para alcançá-las. Você pode, ainda, sugerir temas que gostaria de ver neste espaço.

 

 

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