Missão, visão e valores: o que é e como definir para a sua empresa?


Missão, visão e valores são os três pilares de um negócio, que garantem seu pleno funcionamento, na medida em que esclarecem quem é a empresa, qual é o seu propósito, quais são os seus objetivos e sua forma de operar. Vem ler este artigo para saber mais!

Em geral, as empresas possuem (ou deveriam possuir) missão, visão e valores claros, que direcionam a maneira como se posicionam no mercado e administram seus negócios.

Esses três pilares são princípios básicos que servem como base para o funcionamento da instituição, estabelecendo o propósito da empresa, suas metas e princípios.

Independentemente se o seu objetivo é iniciar uma empresa ou reposicionar um negócio, é altamente recomendado que o tripé missão, visão e valores seja definido para fortalecer a cultura da organização.

Pensando nisso, preparamos o seguinte artigo a fim de detalhar esses conceitos. Para facilitar sua leitura, dividimos nosso texto por tópicos. Aqui, você verá:

Boa leitura!

Imagem para ilustrar texto sobre missão, visão e valores de uma empresa.


O que é missão, visão e valores de uma empresa?

Missão, visão e valores consistem em três conceitos essenciais para definir a identidade de uma empresa ou instituição, pois resumem as diretrizes que norteiam um negócio.

Na prática, esse tripé define quem é a empresa, qual é o seu propósito, quais são seus objetivos e a forma que ela opera, orientando suas decisões estratégicas.

 Sua definição deve se dar no início da empresa e deve ser revisitada ao longo do tempo, já que um negócio pode sofrer alterações durante sua existência. 

Missão, visão e valores são conceitos simples, mas muitas empresas confundem e não aplicam para a sua realidade de maneira assertiva. Por isso, a seguir, resumimos o que é missão, visão e valores.



#Missão

A missão de uma empresa pode ser resumida como sua razão para existir. Assim, ela descreve sua principal atividade, quem é seu público e qual valor é entregue a ele.

Isso possibilita que líderes e colaboradores tenham claro qual é a essência da empresa e possam se identificar com ela, o que proporciona embasamento às decisões estratégicas.

Geralmente, a missão de uma empresa é associada ao seu DNA, pois ela é um fator decisivo para identidade de um negócio e não costuma ser frequentemente alterada com o passar do tempo.

Confira alguns exemplos de missões de grandes empresas:

  • Nike: trazer inspiração e inovação para cada atleta do mundo;

  • Google: organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal;

  • McDonald’s: servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável;

  • Fiat: Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio.


#Visão

Quando falamos em visão de futuro de uma organização, nós nos referimos ao lugar onde essa empresa deseja chegar, ou seja, o que ela pretende ser no futuro.

Diferentemente da missão, a visão costuma ser modificada ao longo do tempo, já que, enquanto a empresa cresce e se desenvolve, novos objetivos vão surgindo.

Ter uma visão bem definida é o que possibilita elaborar o planejamento estratégico, a fim de conquistar as metas estabelecidas.

Veja, a seguir, alguns exemplos de visão:

  • Nike: ser uma referência em artigos esportivos, mantendo, assim, um vínculo com a qualidade de vida e de pessoas;

  • Arcor: ser a empresa nº 1 de guloseimas e biscoitos da América Latina e consolidar a participação no mercado internacional;

  • Duratex: ser empresa de referência, reconhecida como a melhor opção por clientes, colaboradores, comunidade, fornecedores e investidores, pela qualidade de nossos produtos, serviços e relacionamento;

  • Disney: criar um mundo onde todos possam se sentir crianças;

  • Apple: proporcionar momentos em que uma palavra vale mil imagens.


#Valores

Os valores são princípios que regem a maneira como a organização irá proceder para alcançar suas metas. Mais do que crenças, esses princípios podem ser resumidos como comportamentos adotados pelos indivíduos que integram uma empresa, como colaboradores e proprietários.

Em geral, as empresas tendem a possuir entre cinco e seis valores, que devem ser cobrados como regras, fazendo com que a organização seja reconhecida por esses princípios.

Veja alguns valores de empresas conhecidas:

  • Disney: não ceticismo, sonhos, criatividade, atenção fanática aos detalhes, preservação, imaginação e controle da magia Disney;

  • Apple: inovação; acessibilidade, excelência, qualidade, responsabilidade social e ambiental;

  • Coca-Cola: liderança, inovação, responsabilidade, integridade, paixão, colaboração, diversidade e qualidade.


Qual é a importância desses conceitos?

A missão, visão e valores de uma empresa são a base de sua cultura organizacional. Esses conceitos são incorporados ao longo do tempo nas organizações e dão suporte para o engajamento de colaboradores e líderes, e também na elaboração de planejamento estratégico, além de orientar o comportamento do time, que deve estar alinhado aos objetivos do negócio.



Como definir missão, visão e valores

Para definir a missão, visão e valores de um negócio, é essencial que seus fundadores reflitam sobre o motivo de ter criado aquela organização, quais são seus objetivos com ela, e de que maneira a empresa se diferencia de suas concorrentes.

Trata-se de uma tarefa desafiadora, mas de extrema importância para o funcionamento de uma empresa, sendo assim, preparamos algumas dicas que irão apoiá-lo a estabelecer a missão, visão e valores do seu negócio. Veja:

  • A missão deve responder à seguinte pergunta: porque sua empresa existe;
  • Também é importante saber o que ela faz e a quem seus serviços se destinam;

  • É essencial entregar valor ao público, ou seja, mostrar benefícios que vão além de um produto ou serviço;

  • A missão de sua empresa deve inspirar seu time a dar o melhor de si;

  • Para definir a visão, é importante levar em conta seus objetivos de curto, médio e longo prazos;

  • Esses objetivos devem ser realistas, para que sejam concretizados;

  • Por sua vez, os valores englobam princípios a serem defendidos por seus colaboradores e sua equipe;

  • Eles estão associados à maneira como o trabalho será encarado e realizado;

  • Muitas empresas se inspiram na missão, visão e valores de outras organizações, mas essa não é uma estratégia conveniente, visto que cada negócio é único em sua essência.


Sobre a Zéfini! Conteúdos

Nós, da Zéfini! Conteúdos, somos especialistas em criar pontes por meio das palavras, conectando as empresas que nos contratam ao seu público e impulsionando seu sucesso.

Para isso, desenvolvemos artigos para blogs, legendas para redes sociais, roteiros para apresentações comerciais, roteiros para vídeos institucionais, infográficos, e-books, textos para e-mail marketing e whitepapers, entre outros conteúdos.

Também temos expertise em apoiar nossos clientes que desejam definir missão, visão e valores para suas empresas. Precisa de algum desses trabalhos? Clique aqui e solicite um orçamento.


Conclusão


Neste artigo mostramos a importância da missão, visão e valores para o sucesso de uma empresa e como definir esses três pilares. Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com alguém que se interesse pelo tema.


LEIA TAMBÉM NO BLOG DA ZÉFINI! CONTEÚDOS

TEXTO PARA LINKEDIN: COMO ENCONTRAR BOAS OPORTUNIDADES PROFISSIONAIS CRIANDO CONTEÚDOS NESSA PLATAFORMA

COPYWRITING: APRENDA COMO VENDER UTILIZANDO A ESCRITA PERSUASIVA

MANIFESTO DE MARCA: DECLARE O SEU “PORQUÊ” E CONECTE-SE COM O PÚBLICO-ALVO

Categoria: Blog da Zéfini!
  • (11) 3426-9654
  • [email protected]
  • Avenida Wallace Simonsen, 1909, sala 01
    Nova Petrópolis, SBC - São Paulo
    09771-211